UM DESENHO POR SEMANA

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Mensagem de Natal:oqéisso?

Banco de imagem.
Busca pelo termo "xmas".
Resultados: 2000 imagens.
Dessas, com alguma referência a Jesus, manjedoura
ou etc: 4 imagens.

Mensagem de Natal que não cite as palavras “Jesus”, “nascimento” ou derivados, e “Deus” não pode ser considerada propriamente uma “mensagem de natal’. Está mais para mensagem de fim-de-ano, o que acaba por incluir também o tal “Feliz ano novo”. Afinal, Natal é isso. Não “espírito de natal”, de fraternidade de paz com a família ou qualquer coisa assim, e nem vou tocar na história dos presentes e do Papai Noel...Natal não tem a ver com sentimentos bons do ser humano, ou com qualquer coisa do tipo. Natal tem a ver com o chamado Emanuel que significa “Deus conosco”. E se Ele, especificamente não estiver na coisa é como ver uma partida de futebol sem bola, assistir televisão sem imagem ou aproveitar rádio sem som.

O Natal deveria ser uma festa basicamente para quem comemora o nascimento do Cristo. Comemorar o natal sem fazer menção a isso, seria como um chinês cantar “feliz aaano nooovo, adeeeus aaano veeelho, que tudo se realize...” quando começa o ano novo judaico. Alguém que não seja judeu faz isso? Ou inventa relações com qualquer coisa só para o fazer?

Ok, por motivos históricos, todos, acreditem na manjedoura ou não, são bombardeados há séculos pela coisa natalina, o que justificaria uma tentativa de democratização da festa, com coisas e sentimentos mais genéricos. Mas não justifica. Dizer “feliz natal” já não faz sentido, creia você no messias Jesus ou não. (Aliás, o que significa isso? “Tenha um feliz dia de aniversário de Cristo”? é isso que desejamos ao outro quando falamos?) O que você deseja quando diz isso? Não sou de apostar, mas se o fizesse, tenho certeza que a maioria das respostas incluiria palavras tais como, “coisas boas, desejos de felicidade, de paz” oqéisso?

Não, não sou contra desejar coisas boas! Desejar coisas boas é bom. Mas todo dia é dia disso. Dizer “que você tenha muita paz” deveria ser feito em 26 de dezembro, 19 de fevereiro, 23 de julho e 5 de agosto. No dia 25 de dezembro, deveria ser dito por quem acredita no Natal, “obrigado pelo Jesus que nasceu aqui nesse mundo em condições precárias, sem luxo, ou mesmo conforto algum”. Ou dizer “Obrigado pelo presente” para o Pai. O 25 de dezembro deveria ser um memorial, um agradecer especial.

O resto do ano deveria ser um desejar de paz, harmonia alegria e etc. de forma constante.
Se você crê no carpinteiro filho de Deus, faça esse exercício. Gaste menos com tudo o que é genérico, seja específico naquilo que diz e que faz nesses dias. E deseje coisas boas todo o resto do ano. Se você não crê, tente conhecê-lo de verdade, quem ele é, o que disse, ver se vale a pena ser grato ou não. Se achar que não vale, não deixe o comércio te convencer, não festeje o Natal. Se prepare para o fim do ano comemore o novo. E de repente mude de idéia ano que vem.

Sei que o que peço parece impossível, mas sei lá, eu creio num Deus que se fez homem nascido de uma virgem, e sofreu, só para que hoje todo o que também cresse tivesse paz, alegria, vida...


(sobre esse período do ano, leia também os textos referidos no marcador "festas de fim de ano" abaixo)

Um comentário:

  1. como sempre fechando o ano com chave de ouro como diz o ditado.

    o que mais me irrita nas comemoracoes natalinas sao pessoas que o ano todo nunca te ligam, e bem na época de natal querem desejar um bom ano e nem ao menos sabem o que significa a data mais esperada do ano!

    abraços

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...